Conheça novos alimentos feitos de grilo e seus benefícios



Se alimentar de insetos é um hábito visto com muita repulsão por grande parte da população mundial. Pelo menos por enquanto, essa é a situação, mas esse quadro pode estar mudando, na medida em que os insetos estão cada vez mais presentes na alimentação de algumas pessoas.

O fato é que todo o sentimento de repulsa aos insetos é uma questão cultural, conforme revela um artigo publicado pelo site Mother Nature Network. Afinal, não há uma grande diferença entre comer camarões e grilos, pois os insetos não são tão diferentes de crustáceos. Inclusive, aqueles são uma alta fonte de proteínas, ferro, zinco, e outros nutrientes necessários. De fato, o consumo dos pequenos bichos pode ser inclusive mais saudável e mais ecologicamente correto que o de carne tradicional.

Os recursos utilizados para se conseguir 1 kg de proteína a partir das carnes são muito maiores do que os usados para se obter a mesma quantidade a partir de insetos, segundo os produtores desse item. Por exemplo, para a produção de 1 kg carne vermelha pode se chegar a um consumo de 22 mil litros, enquanto para a mesma quantidade de proteína extraída dos insetos, o consumo é de apenas um.



Essa proteína vem de uma farinha que é o ingrediente principal de algumas receitas de alimentos que podem constituir uma boa alternativa na alimentação das pessoas. Além disso, muitos produtos feitos com essa matéria-prima são livres de glúten e ricos em substâncias benéficas. Por isso, nos Estados Unidos, já há um movimento crescente no sentido de conscientizar as pessoas de que o consumo da farinha de grilo é possivelmente melhor do que o de carnes.

Veja alguns videos com comidas a base de grilo !!!


Segundo a publicação de Mother Nature Network, os pequenos biscoitos “Cricker” são bem apetitosos, salgados e têm gosto agradável. Para se chegar ao produto final, além do pó de proteína de grilo, a versão do vídeo mistura alguns ingredientes diferentes. Entre eles estão mel, óleo de coco, ervas, sementes de linho e outros. A criação é das duas jovens da cidade de Austin, no Texas, EUA, Leah Jones e Megan McDonald. Elas possuem uma empresa especializada em biscoitos desse tipo e atualmente comercializam uma linha com três versões, sendo uma delas a base de sal, outra com alho e a última com diversos ingredientes crocantes.





Os cookies feitos com farinha de proteína de grilo da empresa Bitty possuem três sabores doces: gotas de chocolate, chocolate com cardamomo e gengibre com laranja. O ingrediente principal é uma farinha feita a partir de grilos sustentáveis assados lentamente, e ela é misturada a outros itens, como óleo de coco. As donas da Bitty, que fica em São Francisco, nos EUA, ressaltam que a missão da empresa é “popularizar insetos comestíveis na dieta da população ocidental inserindo-os em deliciosas guloseimas saudáveis”.

Infelizmente, a farinha de pó de grilo não é tão popular no Brasil e não é encontrada facilmente por aqui. Mas você leitor, imagine que esses produtos vão fazer parte da sua dieta algum dia? Qual você achou mais interessante? Participe e deixe a sua opinião nos comentários.

Fonte : Mega curioso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario