Raríssimo Unicórnio asiático foi fotografado no Vietnã após 15 anos



Um dos animais mais raros da Terra, conhecido como ‘unicórnio asiático’ foi fotografado.


Ele estava em florestas montanhosas de Annamite, no Vietnã. O registro foi feito por uma armadilha fotográfica colocada camuflada junto com as folhas e árvores.

Há mais de 15 anos que ninguém conseguia tirar uma foto da espécie em ambiente selvagem. O grupo de conversação WWF divulgou a imagem e emitiu um comunicado: “Quando nossa equipe olhou as fotos, não conseguíamos acreditar o que nossos olhos estavam vendo. Ele é o Santo Graal para os conservacionistas da Ásia Oriental. Esta é uma descoberta excitante e renova a esperança de recuperar a espécie”, disse Van Ngoc Binh, direitor da ONG no país.

O animal foi oficialmente descoberto há poucos anos, em 1992 pela própria WWF e uma agência de controle ambiental quando encontraram um crânio de um animal com um chifre bastante incomum.

O mamífero tem dois chifres paralelos bastante afiados que podem alcançar 50 centímetros. Em 1993, dois exemplares foram capturados nas florestas, mas morreram em cativeiro alguns meses depois.



Chamado de Saola, a espécie só foi identificada com os restos mortais. Apesar do apelido de ‘unicórnio’, ele tem dois chifres e não apenas um. São animais extremamente tímidos e nunca entram em áreas cultivadas por aldeias.

Até hoje, todos os saolas capturados morreram em cativeiro e os biólogos chegaram à conclusão de que a espécie não pode, em nenhuma hipótese, viver aprisonada.

Mesmo após 20 anos de sua descoberta, os pesquisadores sabem pouquíssimo sobre ele e estima-se que apenas algumas dezenas vivem nas remotas florestas localizadas entre o Vietnã e Laos. Ao que tudo indica, eles estão correndo sérios riscos de extinção.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario